Durante as três noites do 57º Festival de Parintins, no Bumbódromo de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai reforçar o policiamento. O evento que inicia nesta sexta-feira (28/06) contará com reforço de mais de 370 policiais militares, que serão empregados dentro e ao redor da arena.
Segundo o tenente-coronel PM Freitas, comandante da Operação Parintins 2024 da corporação, a segurança também será intensificada em diversos pontos da cidade como porto, aeroporto, catedral, orla, dentre outros pontos. Dentro do Bumbódromo, a PMAM conta com o efetivo de 90 alunos oficiais da Academia de Polícia Militar (APM) Cel Neper Alencar.
“Teremos 22 pontos de intercessão ao redor do Bumbódromo. Policiais militares trabalharão em apoio à segurança privada no controle de acesso”, explicou o tenente-coronel PM Freitas.
Do lado de fora do Bumbódromo, a segurança conta com policiamento motorizado e a pé. Policiais em viaturas de duas e quatro rodas realizam patrulhas, incluindo os principais pontos de acesso ao local do evento e do município.
“Nossas ações também vão contar com a presença de drones que vão enviar imagens em tempo real para que haja mais agilidade e pronta resposta em casos de pequenos furtos e confusão”, acrescentou o comandante da Operação Parintins 2024.
Delegacia do Turista
Ainda pensando no público que vai aproveitar a festa, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), instalou, na quinta-feira (27/06), a Delegacia do Turista para atendimento e registro de Boletins de Ocorrências (BOs) aos turistas e população local. Neste ano, a unidade policial irá funcionar das 8h às 2h, no porto de Parintins.
A central de flagrantes funcionará em regime de 24 horas. A delegacia está localizada na rua Irmã Cristine, bairro Itauna II, em Parintins.
Leia mais:
Em suposto assalto, homem é morto a facadas na zona Norte de Manaus
Jovem envolvido com facção é morto com 16 tiros no Cidade de Deus, em Manaus
O festival
O Festival de Parintins é realizado no último final de semana de junho. Neste ano, o evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho. As ações do Governo visam fortalecer a promoção cultural, o turismo, a sustentabilidade, além de ações na segurança, fiscalização de embarcações e o combate à violação de direitos humanos.
Ordem de apresentação
Na sexta-feira (28) e sábado (29), o Caprichoso abre o festival e o Garantido encerra as duas noites. No domingo (30/06), o Garantido abre o último dia de espetáculo e o Caprichoso encerra o evento.