Os onze policiais, entre civis e militares, tiveram a prisão preventiva decretada durante audiência de custódia realizada na tarde deste domingo (24/03), pela justiça do Amazonas, através da decisão da juíza Scarlet Braga Barbosa. O grupo é suspeito de praticar extorsão mediante sequestro no município de Manacapuru (a 98,8 km de Manaus), no interior do Amazonas.
Veja mais:
Delegado, investigadores e dois PM’s são presos suspeitos de extorsão em Manacapuru, no AM
Estrago da chuva: Defesa Civil registra 17 ocorrências em Manaus neste domingo; veja
A prisão dos envolvidos foi deflagrada no sábado (23/03), após denúncia anônima. Conforme o boletim de Ocorrência (BO), os suspeitos são acusados de associação criminosa, ameaça, desvio de drogas, entre outros. O grupo é composto por um delegado da Polícia Civil, três investigadores, cinco policiais militares e dois civis.
Segundo a Polícia Militar de Manacapuru, familiares de um casal que teria sido sequestrado de dentro da casa onde moravam afirmaram que pessoas um grupo armado que estava em três carros teria retirado o casal de dentro da casa e afirmado que eram policiais. Após algumas horas sem serem apresentados na delegacia, a família decidiu procurar a polícia.
Após a denúncia, os policiais foram investigar o caso e, no final da tarde, interceptaram o carro e encontraram os policiais civis na estrada da AM 352 naquele município. O grupo de PM’s foi preso em outro município próximo, em Novo Airão.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que o grupo já estava sendo investigado pelas polícias Civil e Militar e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), além da Promotoria de Justiça de Manacapuru.
Mais informações sobre as prisões serão repassadas em coletiva na segunda-feira (25).
Policiais civis presos
- Ericson de Souza Tavares – Delegado do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP/Manaus)
- Eliezio Alencar de Castro – Investigador de Polícia.
- Anderson de Almeida Maia – Investigador de Polícia.
- Alessandro Edwards da Cruz – Investigador de Polícia.
Policiais militares presos
- Ueslei Rodrigues da Silva – Cabo da PM
- Kemer Cruz Pimental – Cabo da PM
- Jozimo Diniz da Silva – Cabo PM.
- Eldon Nascimento de Souza – Cabo da PM
- Alexandro Conceição dos Santos – 3º Sargento da PM
Civis
- Germano da Luz Junior – Civil
Edvaldo Ewerton Pinto de Souza – Civil
Veja o B.O com as acusações