Aproximadamente 330 quilos de pescado ilegal, estimado no valor de R$ 9.900, foram apreendidos numa embarcação ancorada no porto de Manaus, no Centro, zona Sul da capital. A ação policial ocorreu na manhã de domingo (07/01).
Segundo a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb) chegaram até a carga após denúncia anônima, informando que uma embarcação continha carga de pirarucu, peixe que está no período do defeso, e sem a devida documentação necessária para o transporte e comercialização.
Em vista dos fatos, o responsável pelo pescado, foi conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). A carga apreendida foi devidamente periciada.
Crime Ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que se encontram durante o período de defeso configura em crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Saiba mais:
Linha de ônibus 414 deixa de circular temporariamente, em Manaus; confira alternativas
Manutenção deve deixar ao menos seis bairros de Manaus sem energia; confira
Vale lembrar que, o período do defeso é o intervalo de proibição anual da pescaria de determinadas espécies, que estão na época de reprodução (piracema). Nesse intervalo, a prática de pesca desse grupo é proibida por uma temporada, para manter o equilíbrio ambiental e promover o estoque para os meses seguintes.