A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) efetuou, nesta sexta-feira (13/6), a prisão de Pedro da Silva Marinho, de 20 anos, durante a Operação Abismo, realizada no município de Manacapuru, distante 68 quilômetros de Manaus. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável, tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.
A ação foi um desdobramento das investigações sobre o sequestro, tortura e assassinato de um homem de 40 anos, ocorrido em novembro de 2024. Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a prisão de Pedro está ligada a uma ofensiva maior da PC-AM contra o crime organizado no município.
“Já são dez prisões por homicídio apenas nos últimos meses. Estamos empenhados em intensificar o trabalho policial em Manacapuru e garantir mais segurança para a população”, afirmou.
Durante a investigação do homicídio, a polícia identificou Osmarina Ferreira Miranda, 36 anos, como principal suspeita de ordenar o crime. De acordo com o delegado John Castilho, responsável pelo caso, a vítima teria furtado entorpecentes de um ponto de venda de drogas sob o controle de Osmarina, o que teria motivado o crime.
“Ela teria ordenado a execução como retaliação. Solicitamos então o mandado de prisão temporária, que foi concedido pela Justiça”, explicou Castilho.
Na quarta-feira (11), ao cumprir diligência no endereço de Osmarina, os policiais não a encontraram, mas localizaram Pedro Marinho no local. Ele foi preso com celulares recebidos como pagamento por drogas, caracterizando o envolvimento direto no tráfico.
Leia mais:
Suspeito de matar casal em kitnet quebrou a perna ao tentar esconder arma usada no crime
STF forma maioria para responsabilizar big techs por conteúdo criminoso publicados nas plataformas
Ainda segundo a investigação, Pedro mantinha um relacionamento com a filha adolescente de Osmarina, de apenas 13 anos, o que configurou o crime de estupro de vulnerável.
“Além da parceria no tráfico, a mãe teria consentido com o abuso da filha, o que torna o caso ainda mais grave”, acrescentou Castilho.
Pedro foi encaminhado à delegacia e será submetido a audiência de custódia. Ele ficará à disposição da Justiça.
As buscas por Osmarina continuam, e a polícia solicita apoio da população com informações que possam levar ao paradeiro da foragida. As denúncias podem ser feitas pelo número (92) 99517-0201, da Delegacia de Manacapuru, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O sigilo é garantido.
