A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), cumpriu, nesta quinta-feira (15/05), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 59 anos, por estupro de vulnerável contra uma criança de 8 anos, vizinha dele, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação integra a Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
De acordo com o delegado Paulo Barros, da DEP de Itacoatiara, o crime foi praticado em abril de 2024, na casa da vítima, quando ela estava sozinha e os pais haviam ido ao mercado.
“O fato foi testemunhado por outros vizinhos, que imediatamente comunicaram os pais da criança. O caso foi apresentado à delegacia e a investigação começou logo em seguida”, explicou o delegado.
Leia mais:
Dupla é presa em Manaus com cocaína avaliada em R$ 6,3 milhões; veja vídeo
PF apreende 22 kg de drogas encontrado dentro de lixo de barco no Amazonas
Durante as diligências, foi feita uma representação à Justiça pela prisão preventiva do infrator, e a ordem judicial foi decretada e cumprida hoje.
Conforme a autoridade policial, o autor já responde por outro caso de estupro de vulnerável ocorrido em 2017 e pelo crime de satisfação de lascívia mediante a presença de criança ou adolescente ocorrido em 2008.
Procedimentos
O autor responderá por estupro de vulnerável, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.