“O NIRC é um núcleo que trabalha para manter as atividades do Recuperafone. Ele garante que esses celulares vão ser arrecadados, as pessoas são notificadas. O NIRC guarda esses aparelhos e garante que eles sejam entregues intactos para serem devolvidos aos donos”, afirmou, na manhã desta terça-feira (01/04), pelo delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).
Veja o vídeo:
Polícia garante devolução de celulares roubados para os donos em Manaus pic.twitter.com/aqtFaz6CmY
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 1, 2025
A declaração ocorreu durante a terceira entrega em massa de celulares. Nesta fase serão restituídos aos donos, mil aparelhos. Os objetos foram recuperados a partir de intimações emitidas pelo Programa RecuperaFone e operações deflagradas de forma integrada entre as policiais Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).
Leia mais:
Acidente entre carros no Petrópolis deixa mulher grávida ferida
BMW apreendido de criminosos reforça frota da Polícia Civil no Amazonas
O nome de todas as pessoas aptas a serem restituídas encontram-se disponíveis no site da SSP-AM, na aba Edital 001/2025 RecuperaFone, que foi divulgado, na última sexta-feira (28/03).
Conforme Bruno Hitotuzi, o cidadão que estiver com o nome na lista, pode comparecer à sede do Núcleo portando documento de identificação pessoal e do celular como nota fiscal, caixa do aparelho, ou também, o Boletim de Ocorrência (BO).
“Apesar de sabermos quem é o verdadeiro dono desse aparelho, é importante que a pessoa que está com o nome na lista esteja com esses documentos para tornar mais ágil a restituição”, destacou o delegado.
Redução de roubos
O delegado Hitotuzi também revelou que Manaus registrou a redução de 86% em roubos a ônibus coletivos após a implantação do sistema.
“Nós chegamos a ter a redução no roubo de ônibus coletivo de 86%, roubo a transeuntes 58%. Nós estamos tendo redução de índices consecutivamente”, revelou.
Recuperafone
Essa é a terceira grande restituição de aparelhos realizada pelo Governo do Amazonas. Ao todo do Programa RecuperaFone, lançado em setembro do ano passado, já realizou a restituição de 1.850 aparelhos aos donos, de um total de 4 mil celulares recuperados.