PMAM e FICCO/AM apreendem R$ 39 milhões em drogas durante operação no Rio Negro

(Foto: Divulgação)
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), realizou uma grande apreensão de drogas no município de Santa Isabel do Rio Negro, em operação integrada com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM).
A ação ocorreu no dia 8 de setembro de 2025, por volta das 13h, após seis dias de intensas atividades de inteligência em uma região de selva de difícil acesso, no Rio Uneiuxi, afluente do Rio Negro.
Como ocorreu a operação
Durante o monitoramento, as equipes identificaram duas embarcações suspeitas que navegavam em rota utilizada pelo tráfico internacional de drogas. Segundo as investigações, os entorpecentes vinham de país vizinho, entrando pelo Rio Japurá e utilizando diferentes modais até chegarem ao Rio Negro.
No momento da abordagem, os criminosos abandonaram as embarcações e fugiram para a mata de igapó, não sendo localizados.
Leia mais
Mãe se recusa a dar dinheiro para drogas e é ameaçada de morte pelo próprio filho
Presidente da Colômbia deveria ser preso, diz deputado após fala sobre legalização de drogas
Materiais apreendidos
Na ação, foram apreendidos:
-
29 sacos de entorpecentes (maconha e cocaína);
-
02 botes de alumínio;
-
01 motor de popa de 50 HP;
-
01 motor de popa de 40 HP.
O material apreendido foi encaminhado à FICCO/AM para os procedimentos de polícia judiciária.
Prejuízo milionário ao crime
Segundo a COE, a apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 39 milhões para as organizações criminosas que atuam na rota do tráfico transnacional.
O comandante da COE, Maj QOPM Lemos, destacou o resultado da ação:
“Foi uma operação complexa, realizada em condições adversas de selva e isolamento. Essa apreensão demonstra o compromisso da PMAM e da FICCO/AM no enfrentamento ao crime organizado que utiliza o Rio Negro como rota para o tráfico de drogas.”
A PMAM reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais e garante que as ações de combate ao narcotráfico seguem intensificadas em todo o estado.
