Na manhã desta quarta-feira (30/10), a Polícia Federal do Amazonas realizou a Operação Barões do Arcanjo que tem como objetivo combater uma facção criminosa responsável pelas as rotas do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro estados do Amazonas, Roraima, Pará e São Paulo.
De acordo com as informações, a PF busca cumprir 17 mandados de prisão, mais de 40 de busca e apreensão e apreensão de 51 veículos. A investigação começou após a PF descobrir que o município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, era rota de tráfico de drogas.
Saiba mais:
Vizinho é preso por abusar sexualmente de criança de 5 anos em Apuí, no AM
FEMINICÍDIO: homem é preso após esfaquear esposa 19 vezes dentro de casa, em SP
Ainda segundo a PF, até o momento 9 pessoas foram presas pela PF, além das prisões, uma pista de pouso clandestina no Pará vai ser explodida. Em dois anos, a facção criminosa movimentou cerca de R$ 30 milhões, aponta a polícia.
A operação deu início por meio de informações que apontavam para uma rede criminosa financiada por empresários, envolvidos na comercialização de drogas, tráfico de armas e na lavagem de dinheiro, indicando que em proveito da atividade comercial, vigorava um apoio logístico operacional entre os traficantes e empresários locais.
A análise investigativa, revelou uma rede complexa de transições financeiras atípicas e operações suspeitas, indicando o uso de laranjas e empresas de fachada para a lavagem de dinheiro, que movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos (desde 2022).