As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

VÍDEO: Polícia transfere 20 presos de Japurá para Manaus

A transferência atende a uma decisão da Justiça do Amazonas
19/12/25 às 08:12h
VÍDEO: Polícia transfere 20 presos de Japurá para Manaus

Foto: Reprodução

Uma operação da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, transferiu cerca de 20 presos na madrugada desta sexta-feira (19). Os detentos foram levados para unidades da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), em Manaus.

A ação ocorreu por volta das 4h. Moradores relataram a movimentação, e um vídeo divulgado nas redes sociais mostra viaturas saindo em comboio, de forma discreta.

Veja vídeo;


Leia mais

Aleam vota transferência de R$ 160 milhões do FTI para prefeituras do interior

Justiça determina transferência de presos de Japurá para Manaus em até 20 dias


Decisão judicial

A transferência atende a uma decisão da Justiça do Amazonas, proferida no dia 03 de dezembro deste ano, que determinou a remoção imediata dos presos da delegacia. A ordem foi assinada pelo juiz Fábio Lopes Alfaia da Vara Única de Japurá, após pedido do Ministério Público, que apontou superlotação na unidade.

Segundo o processo, a carceragem foi projetada para oito presos, mas chegou a abrigar mais de 40 pessoas em duas celas. A Justiça havia estabelecido o prazo de 20 dias para a retirada dos detentos e multa diária em caso de descumprimento.

Na decisão, também foram citadas a ausência de infraestrutura adequada para a custódia de presos e a atuação de policiais sem equipamentos apropriados, expostos a risco constante. O juiz Fábio Alfaia ressaltou ainda o desvio de função dos servidores da segurança pública, que acabam desempenhando tarefas típicas do sistema prisional, o que, segundo ele, gera “desvirtuamento sistêmico” e uma série de violações de direitos e riscos operacionais.