Ao menos 7 suspeitos de serem membros de uma facção criminosa morreram em uma megaoperação conjunta das polícias Militar e Civil, nesta terça-feira (27/02), em comunidades do Rio de Janeiro dominadas pelo Comando Vermelho (CV), a maior facção de tráfico do estado. Dois policiais militares teriam ficado feridos e outros 5 homens foram presos.
Veja mais:
Megaoperação contra Comando Vermelho em comunidades do RJ resulta em mortos
Barbie do Pó: Influenciadora digital é presa por tráfico de drogas, em São Paulo
A operação afetou diretamente os alunos, pois as escolas fecharam devido às pessoas da comunidade não poderem sair de casa com medo dos tiroteios.
A operação foi destrinchada ao mesmo tempo, em várias comunidades: Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Juramento, Juramentinho, Ipase, Flexal, Guaporé, Tinta, Quitungo e Cidade de Deus.
Logo de manhã, traficantes atearam fogo em barricadas para tentar conter o avanço da PM.
URGENTE: Clima continua tenso nos Complexos da Penha e do Alemão. A todo o momento os policiais são hostilizados e atacados. Quase 10 suspeitos já foram feridos e não resistiram durante o confronto. Também há presos e fuzis apreendidos. pic.twitter.com/PW13FNCgr6
— Alerta Rio 24 Horas (@AlertaRio24hrs) February 27, 2024
Polícias do Bope na casa de moradores Complexo do Alemão CV pic.twitter.com/Mco9C3Xcli
— CRIME NEWS (@crimenws) February 27, 2024
Mortes
Na madrugada, a PM fez cercos e, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, 4 suspeitos que tentaram sair da comunidade morreram em confronto com militares, segundo o 21º Batalhão de Polícia Militar de Meriti.
Ainda de acordo com autoridades, eles estavam tentando fugir em um carro roubado do Complexo da Penha com destino à Comunidade Trio de Ouro, porém, no caminho se depararam com a polícia, trocaram tiros e mesmo sendo socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não resistiram e vieram a óbito.
Com eles, foram apreendidos 2 fuzis calibre 7.62, 4 carregadores, 2 radiocomunicadores e 1 capa de colete balístico, além do carro roubado.
Já na comunidade de Flexal, 4 suspeitos foram atingidos, sendo que 3 morreram.
No complexo do alemão, 3 foram atingidos, após trocarem tiros com policiais do Bope. Eles foram encaminhados para uma unidade hospitalar e até o momento seguem vivos. Com eles foram apreendidos três fuzis, 8 carregadores de fuzis, 3 rádios comunicadores e munição foram apreendidas.
No Quitungo, 2 adolescentes foram apreendidos com rádios comunicadores e droga por equipes do 16º BPM (Olaria).
Bala comendo solta em operação que está sendo realizada agora pelo BOPE e outros batalhões no complexo do Alemão no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/Jg6HRVBGg8
— MSP-Movimento Sem Picanha (@mspbra) February 27, 2024
Policiais Feridos
Um policial do Batalhão de choque foi atingido na região do braço por um tiro, e outro policial do Batalhão de Polícia Militar foi ferido por estilhaços durante as ações. Ambos foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares.
Escolas fechadas
A Secretária de Educação do Rio de Janeiro informou que, na região do complexo da Maré, 24 escolas foram fechadas, prejudicando 8.140 alunos.
No complexo da Penha, 16 escolas foram impactadas, afetando 4.894 alunos.
No complexo do alemão, 20 unidades escolares foram impactadas, afetando 7.185 alunos.
No Morro do Trem, 2 escolas foram impactadas, afetando 342 alunos.
Na rede estadual, 2 colégios não abriram no alemão e 2 na Maré. O governo não informou quantos estudantes foram afetados.
*Com informações G1