Nesta terça-feira, 16 de abril, a Polícia Federal iniciou a Operação Narco Grooming, visando desmantelar um grupo criminoso envolvido no aliciamento e financiamento de pessoas para o transporte interestadual de drogas.
Mais de 70 policiais federais participam da ação, que inclui o cumprimento de 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão e 18 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 44 veículos em Manaus, Tabatinga e Sorocaba
Veja mais:
Em Manicoré-AM, homem tem braço mordido em ataque de jacaré; veja fotos
Homem de 56 anos é morto a pauladas e tem o corpo jogado no meio da rua, em Manaus
Destaca-se também a prisão em flagrante de um indivíduo no aeroporto internacional de Manaus, com mais de 10 kg de drogas, com o auxílio de um cão farejador.
As investigações revelaram a existência de um esquema criminoso que recrutava e financiava pessoas para transportar drogas para outros estados, especialmente São Paulo. Além disso, identificou-se o receptador da droga e os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo, utilizando pessoas interpostas, empresas de fachada e outras técnicas de lavagem de capitais, como a compra e venda de veículos.
As medidas cautelares deferidas têm como objetivo reunir evidências dos crimes investigados e aprofundar a apuração sobre a origem, destino da droga e identificação de outros envolvidos.
Considerando a gravidade dos delitos, as penas para tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de prisão, ressaltando a importância da atuação policial e judicial no combate a essas atividades ilícitas.