Uma mulher de 47 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi presa na terça-feira (14/01), por volta das 14h, na rua Professora Diva Ponce, bairro Japiim, zona Sul de Manaus. Ela é suspeita de deixar um cachorro caramelo sem água e sem comida.
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), as diligências começaram após a equipe policial ser acionada pela Organização Não Governamental (ONG) Anjos de Rua, que denunciou maus-tratos contra um cachorro.
“Quando chegamos ao local da denúncia, encontramos o animal em um quintal isolado, tomado por matagal. O cão estava extremamente magro e infestado de carrapatos”, explicou a delegada.
Leia mais:
VÍDEO: Cachorro é atacado por pit bull em Ceilândia
Cachorro que perdeu 9 tutores em tragédia aérea na Coreia vai a memorial e aguarda adoção
Ainda segundo a autoridade policial, vizinhos informaram que chegaram a alimentar o cachorro, já que a dona não o fazia. No entanto, devido à vegetação densa no quintal onde o animal estava, ele não conseguiu mais se aproximar das casas vizinhas em busca de comida.
“A mulher confessou que mantinha o cachorro isolado no quintal, sem acesso à alimentação, água ou abrigo, alegando que a porta desse espaço estava trancada há seis anos e que ela não tinha a chave para abri-la”, detalhou Juliana Viga.
Após a prisão da mulher, o cachorro foi resgatado pela ONG Anjos de Rua e encaminhado para atendimento médico veterinário de urgência.
A mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais. Ela foi encaminhada à audiência de custódia e permanece à disposição do Poder Judiciário.