Em meio a um cenário de destruição e revolta, moradores do bairro da Compensa, na zona Oeste de Manaus, realizaram na noite desta segunda-feira (28/4) um grande protesto bloqueando os dois sentidos da Avenida Brasil. A manifestação, marcada pela queima pneus e pedaços de madeiras, foi um pedido de socorro de famílias que perderam tudo devido às fortes chuvas que atingiram a capital no último sábado (26).
Durante a cobertura ao vivo da Rede Onda Digital, foi possível registrar o clima de tensão que tomou conta do local. A Polícia Militar foi acionada e, para tentar dispersar os manifestantes, efetuou disparos de balas de borracha, gerando ainda mais revolta entre os moradores, que denunciavam a violência policial enquanto clamavam por apoio e respeito.

“Estamos cansados de perder tudo! Compramos com sacrifício e a água leva embora. Cadê o prefeito? Só aparece quando quer voto!”, desabafou uma das moradoras em entrevista, emocionada. Ela e outros manifestantes criticaram duramente a ausência de ações efetivas da Defesa Civil e da prefeitura para ajudar as famílias atingidas.
Dona Núbia, outra moradora afetada, contou que perdeu todos os móveis e alimentos da casa. “Liguei pro Corpo de Bombeiros e nem apareceram. Meu filho quase morreu afogado”, relatou.
Os moradores relatam que enchentes são frequentes na região, mas afirmam que, desta vez, a situação foi ainda pior. O principal foco da revolta é a falta de manutenção do igarapé do Franco, que, segundo eles, nunca passou por limpeza adequada.
Veja o relato dos moradores:
“Nós perdemos tudo”, diz moradores do bairro Compensa após manifestação na Av. Brasil pedindo socorro após as fortes chuvas em Manaus pic.twitter.com/YRJu8MWQkB
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 29, 2025
Leia mais:
VÍDEOS: chuva alaga Manaus e até jacaré é flagrado tentando escapar
“Ajuda a gente, por favor”, diz moradora que perdeu tudo durante chuva em Manaus; veja o vídeo
Durante o protesto, objetos como camas, armários e até eletrodomésticos destruídos pela enchente foram incendiados nas barricadas. “É o que sobrou do que a gente perdeu”, disse outra manifestante.
O clima de medo e indignação tomou conta da manifestação, que teve momentos de correria e tensão, com crianças e idosos tentando se proteger dos confrontos.
Veja os vídeos: