Durante a 57ª edição da Operação Fronteira Mais Segura, uma ação conjunta das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de aproximadamente 550 quilos de pasta base de cocaína. A operação foi realizada na manhã de quarta-feira (16/04), na Base Arpão III, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e integra os esforços do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A droga foi encontrada escondida em uma das três balsas de transporte de petróleo da empresa Navetrans, que havia partido da cidade de Bretaña, no Peru, com escala em Tabatinga e destino final em Manaus. A inspeção foi realizada com o auxílio dos cães farejadores Xerif e Delta, que indicaram a presença do entorpecente escondido em sacos de fibra, dentro de compartimentos vazios da embarcação.

Ao todo, foram apreendidos 501 tabletes da substância, identificada como pasta base de cocaína. O prejuízo estimado ao crime organizado com essa apreensão ultrapassa os R$ 85 milhões.
Leia mais:
Pai mata filha de 8 anos após reclamações da escola, no ES
VÍDEO: Baby do Brasil é criticada por pedir que vítimas de abuso sexual perdoem seus agressores
Seis homens foram presos em flagrante durante a operação e encaminhados à autoridade policial da Base Arpão III, onde prestaram depoimento e permanecem à disposição da Justiça.
Além da droga, a polícia apreendeu:
-
Três balsas de transporte (duas com 4 milhões de litros de petróleo cru cada e uma com 3,2 milhões de litros);
-
Um barco empurrador com motor de 829HP;
-
Seis aparelhos celulares e um tablet;
-
R$ 700,00 em espécie.
A ação integra a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, da Senasp, e reforça o combate ao tráfico de drogas por rotas fluviais na região amazônica, intensificando a fiscalização em áreas estratégicas de fronteira.