Segundo um levantamento realizado pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e divulgado recentemente, Manaus registrou 156 casos de homicídios nos primeiros três meses de 2024, o que representa uma média de mais de 1,5 caso por dia.
Veja mais:
Advogado é preso após matar vizinho em troca de tiros por causa de cachorro em Vitória
Irmãos confessam envolvimento na morte de jovem em Envira
Os dados da SSP-AM indicam que o tráfico de drogas é a atividade principal associada aos crimes registrados no primeiro trimestre de 2024. Aproximadamente 80% das vítimas de homicídios em Manaus tinham alguma ligação com atividades criminosas.
O levantamento do Ciesp mostra que, dos 156 casos de homicídios registrados na capital no período mencionado, 121 (78%) são de vítimas ligadas ao crime, com destaque para aquelas envolvidas no tráfico de drogas.
Dentre essas vítimas, 99 foram mortas por arma de fogo. Além disso, 86 delas tinham antecedentes criminais ou boletins de ocorrência registrados em seu desfavor.
Segundo o levantamento, 16% das vítimas não estavam diretamente envolvidas em atividades criminosas, mas sim em conflitos interpessoais, seja com familiares ou estranhos. Os restantes 6% estão sendo investigados pela Polícia Civil do Amazonas para determinar a motivação dos crimes.