Seis macacos que estavam presos com cordas e pedaços de ferro foram resgatados, na quarta-feira (29/01), no município de Pauini, no interior do Amazonas. A ação ocorreu para combater crimes ambientais contra animais silvestres no município.

Conforme o delegado Gustavo Kallil, que responde pela 63ª DIP, a operação foi desencadeada a partir de denúncias, que levaram à localização de uma chácara onde, supostamente, ocorria a apreensão e manutenção ilegal de macacos silvestres de diversas espécies.
🚨Crime ambiental
6 macacos presos com cordas e pedaços de ferro são resgatados no Amazonas pic.twitter.com/TPxJoYTXel— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 30, 2025
Leia mais:
Dupla é presa por extorsão e falsa comunicação de crime em Tefé
Crimes ambientais: 6 homens são presos e polícia apreende motores e caçambas
“O local abrigava mais de dez macacos de diferentes espécies, e alguns já haviam morrido. Os animais estavam presos com cordas e pedaços de ferro. Durante as diligências, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram acionados para que fosse feito o resgate dos animais. Ao todo, seis macacos foram resgatados”, relatou o delegado.

Segundo o delegado, os macacos foram levados para um centro de reabilitação de animais na cidade de Rio Branco, no estado do Acre.

“No local, também se encontravam os responsáveis por manter os animais em situação de maus-tratos. Eles foram conduzidos à delegacia e responderão por crimes ambientais, ficando à disposição da Justiça”, disse o delegado.