Os familiares fizeram um apelo para que o caso não caia no esquecimento e exigem que o motorista seja responsabilizado criminalmente pelo atropelamento fatal.
“Se a justiça falhar, a gente não vai falhar”, disse cunhado de Emanuel Fernandes, de 26 anos, que morreu nesta sexta-feira (2/5) após ser atropelado durante corrida pelo Dia do Trabalhador.
O acidente ocorreu neste domingo (1/5), na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Veja o vídeo:
“Se a justiça falhar, a gente não vai falhar”, diz cunhado de atleta morto após ser atropelado durante corrida em Manaus pic.twitter.com/IsI0G6Bpww
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 2, 2025
Morte cerebral confirmada

Emanuel teve a morte cerebral confirmada, na manhã de hoje, pela equipe médica do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde estava internado desde ontem. A informação foi divulgada pela família dele, que aguardavam um novo boletim médico na porta do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.
Leia mais
Atleta atropelado durante corrida tem morte cerebral em hospital de Manaus
Acidente
No domingo (1º/5), o atleta Emanuel Fernandes, de 26 anos, participava pela 1ª vez de uma corrida comemorativa pelo Dia do Trabalhador, em Manaus, quando foi violentamente atropelado por um motorista embriagado.
Segundo testemunhas, o motorista invadiu a pista interditada para o evento e atingiu Emanuel em alta velocidade. O atleta foi lançado a vários metros e socorrido em estado grave.
Motorista estava embriagado
O motorista, identificado como Alef Jardeu, foi preso e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ele estava embriagado, com teor alcóolico 32 vezes acima do que é permitido, o equivalente a 0,128% de álcool no sangue, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Ele foi autuado em flagrante por lesão corporal dolosa na direção de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada. Alef foi levado para audiência de custódia nesta sexta-feira (02/05) e ficará à disposição da justiça.
Veja o vídeo;
Motorista que matou atleta e deixou 4 feridos vai à audiência de custódia em Manaus pic.twitter.com/mAKs5t3MBy
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 2, 2025
Federação de Atletismo lamenta morte de jovem
A Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (FEDAEAM) lamentou a morte de Emanuel Fernandes e afirmou que está “colaborando com as autoridades competentes para garantir a completa apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos”.
Confira a nota na íntegra:
