O jovem Kaik Rener Marques Pereira, de 20 anos, foi torturado até a morte após fazer um gesto, sem saber, que seria de uma facção criminosa em Manaus. Os restos mortais da vítima foram encontrados, nesta terça-feira (18/02), após a prisão de Miqueias Manrick Alves da Silva, 25, um dos suspeitos pelo crime.
Líder comunitária ordenou sequestro
De acordo com o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, a líder comunitária, identificada como Fabiana Souza dos Santos, de 29 anos, teria ordenado que traficantes sequestrassem o jovem por ele ser de outra comunidade. Ela é apontada pela polícia como integrante de uma facção criminosa.
Gesto de facção
No entanto, após sequestrarem o jovem, os criminosos começaram a vasculhar o celular da vítima e teriam encontrado uma foto em que ela fazia um gesto, considerado de uma facção rival. Kaik Rener teria explicado que não fazia parte de organizações criminosas. Mesmo assim foi torturado e morto em uma área de mata da Reserva Florestal Adolph Ducke, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte da capital.
Veja o vídeo;
Jovem fez gestão de facção, sem saber, e acabou morto em Manaus. pic.twitter.com/U0TVqFPOmc
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2025
Leia mais:
VÍDEOS: Ossada humana encontrada no Jorge Teixeira pode ser de jovem sequestrado em Manaus
Família busca por jovem de 20 anos sequestrado na zona Leste de Manaus
Criminoso deixou presídio horas antes do crime
Ainda de acordo com Guilherme Torres, um dos criminosos envolvidos no crime teria deixado o presídio horas antes de sequestrar e matar o jovem Kaik.
“Um dos participantes havia acabado de sair do sistema prisional. Ao meio dia, já foi participar desse crime. Esse participante que é traficante”, disse o delegado.
Delegado alerta sobre gestos usados por facções
O delegado-geral adjunto aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre os gestos em fotos para não ser confundido com símbolos de facções criminosas. “Fica aqui um alerta a quem quiser fazer esses tipos de sinais porque as facções têm se apoderado de alguns sinais que os jovens fazem, às vezes sem maldade”, disse ele.
Veja o vídeo;
Suspeito de torturar jovem até a morte deixou presídio horas antes do crime pic.twitter.com/Qeebp39D3k
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2025
Crime
A delegada adjunta da Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Debora Barreiros, deu detalhes sobre a morte de Kaik Rener Marques Pereira, de 20 anos. A vítima a vítima foi sequestrada no dia 3 de dezembro de 2024, quando estava fazendo um serviço com o seu tio em uma residência na comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, zona leste.
Na ocasião, Kaik foi abordado por “Pulga” na saída da casa e questionado sobre pertencer a uma organização criminosa rival.
Veja o vídeo;
Delegada dá detalhes sobre desaparecimento de jovem em Manaus pic.twitter.com/XdQ4Tw442e
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2025
Torturado até a morte
Segundo a delegada, neste momento, outros indivíduos, identificados como Jhon Erick Menezes de Araújo, conhecido como “Macaquinho”, e Vitor Isaías Soares Damasceno, o “Vitinho”, foram chamados e levaram a vítima para um local desconhecido.
O corpo de Kaik Rener foi encontrado durante diligências nas proximidades da comunidade Valparaíso. Ainda de acordo com a delegada, a Fabiana é suspeita de ter ajudado a se desfazer do corpo do jovem.
Veja o vídeo;
Jovem foi torturado e morto a facadas pic.twitter.com/Sc6Bxiqvsr
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2025
Procurados

A polícia prendeu Fabiana e Miquéias, no entanto, Macaquinho e Vitinho estão foragidos. As imagens deles foram divulgadas, nesta quarta-feira (19/02), e a polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro dos suspeitos seja denunciado pelo 181.