Após ter mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) nesta sexta-feira (28), o mototaxista Rafael Nascimento Ribeiro, de 25 anos, se entregou à polícia na madrugada deste sábado (26).
O criminoso ficou conhecido como “mototaxista tarado” após câmeras de segurança flagrarem ele se masturbando em frente a mulheres e as perseguindo em vias públicas da capital amazonense. Rafael agora deve passar por audiência de custódia neste sábado (29) e ficar a disposição da justiça.
A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) abriu um Inquérito Policial (IP) para apurar o caso, considerado uma tentativa de estupro. A polícia já ouviu a adolescente e está apurando a possibilidade da existência de outras vítimas.
Rafael responderá pelo crime de prática de ato libidinoso, previsto nos artigos 213 e 218-A do código penal. No mandado de prisão preventiva, expedido na sexta (28), o Juiz de Direito da Comarca de Manaus, James Oliveira dos Santos, acatou a representação da delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho.
Os crimes
No último dia 21, câmeras de segurança da Avenida da Amizade, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte de Manaus, flagraram o momento em que uma adolescente foge do mototaxista após ele começar a se masturbar em frente a jovem.
No mesmo dia, Rafael fez outra vítima também no bairro Alfredo Nascimento. Nas imagens é possível ver o assediador se aproximando de uma mulher em uma motocicleta de cor vermelha. Em uma rua isolada, ele para o veículo e se aproxima da vítima, abaixa as calças e expõe suas partes íntimas.
Segundo a Justiça, Rafael é reincidente na prática, tendo respondido a um processo pelo mesmo crime.
Problemas com drogas
Após a repercussão do caso e com a identificação de Rafael como autor do crime, a Polícia Civil conseguiu localizar o endereço do mototaxista, porém, até aquele momento, nenhuma das vítimas havia registrado Boletim de Ocorrência (B.O), o que impedia a prisão do infrator.
Ao chegarem na residência, Rafael não estava no local. As autoridades conversaram com o pai do criminoso que informou que o filho é usuário de drogas e que quando está sob efeito dos entorpecentes, costuma agir desta maneira. Ele também informou não ter controle da situação. “Já entreguei nas mão de Deus”, disse.