Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI) cumpriram, nesta sexta-feira (4/4), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo majorado. A prisão foi realizada no bairro Educandos, zona sul de Manaus.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, que responde interinamente pela DECCI, a prisão foi efetuada após a avó do suspeito, uma idosa de 63 anos, comparecer à delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência (BO) contra ele por ameaça e furto.
Durante consulta ao sistema policial, constatou-se a existência de um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo, expedido pela 9ª Vara Criminal da Comarca de Manaus.
“Diante disso, a equipe policial se deslocou até o endereço do suspeito para cumprir a ordem judicial. Ele foi localizado e conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis. Além disso, devido à gravidade dos fatos, solicitamos à Justiça uma Medida Protetiva de Urgência (MPU) para garantir a segurança da avó dele”, informou a delegada.
Leia mais:
Mãe é presa por esconder estupro de filha de 7 anos no Amazonas
VÍDEO: Acidente envolvendo carro e caminhão deixa trânsito lento em avenida de Manaus
Denúncia
A PC-AM reforça a importância de denunciar qualquer suspeita de violência contra idosos. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A DECCI recebe e investiga denúncias de crimes contra idosos no âmbito familiar.
Todas as denúncias são encaminhadas à DECCI, que toma as providências cabíveis. Os Boletins de Ocorrência (BOs) podem ser registrados em qualquer delegacia ou diretamente na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou pela Delegacia Virtual (Devir) pelo site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Procedimentos
Além do mandado cumprido pelo crime de roubo majorado, ele responderá por injúria, ameaça, violência psicológica, stalking e dano. O indivíduo passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.