A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 13° Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, nesta segunda-feira,16, mandado de prisão preventiva de Lucas da Silva Moraes, de 22 anos, por furto qualificado. O indivíduo integrava grupo criminoso especializado em cometer furtos mediante utilização do dispositivo “Chapolin”, além de ser procurado pela Polícia Civil de Roraima (PC-RR).
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular da unidade policial, Lucas estava foragido desde setembro de 2022, ocasião em que outros comparsas que integravam seu grupo criminoso foram presos em flagrante pela polícia em Boa Vista, Roraima.
Leia mais:
Cantor assassinado em Manaus foi morto por engano, diz delegado
“Após isso, ele fugiu para Manaus onde estava escondido. Ao tomarmos conhecimento do crime e da ordem judicial expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Boa Vista, iniciamos as diligências e seguimos até sua casa, na rua Florestal, bairro São José Operário, zona leste da capital amazonense, onde efetuamos sua prisão”, contou o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial, o infrator é apontado como um dos líderes do grupo, tendo realizado diversos furtos em Boa Vista e Manaus com o mecanismo “Chapolin”, que embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que os veículos sejam trancados. Alguns modelos conseguem, inclusive, copiar o código de segurança da chave. Quando o proprietário se afasta, os ladrões entram rapidamente no carro e levam o que estiver dentro dele.
Procedimentos
Após os procedimentos no 13° DIP, Lucas será encaminhado à audiência de custódia, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.