Um funcionário de uma loja de armas em Manaus, identificado como André dos Santos Cardoso, repassava informações de clientes para grupo criminoso especializado em furto de armas de fogo. Os clientes da loja em maioria eram atiradores e agentes de segurança pública e seus carros eram furtados por meio do dispositivo ‘chapolin’, que impede o travamento das portas do veículo.
“Conseguimos identificar a participação de uma pessoa envolvida nesse esquema criminoso, essa pessoa que trabalhava numa loja de armas da região metropolitana de Manaus e acabava coletando informações das vítimas, que em sua maioria eram atiradores esportivos e também agentes de segurança pública”, revelou o delegado Cícero Túlio, delegado titular do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e responsável pelas investigações.
📌 Funcionário de loja de armas repassava informações de agentes de segurança para grupo criminoso em Manaus pic.twitter.com/Z0urYEXbsL
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 8, 2025
Leia mais:
Grupo é preso por usar ‘chapolin’ para furtar armas em carros em Manaus
Homem é preso suspeito de furtar carros com ‘chapolin’ em Manaus
Ainda de acordo com o delegado, o grupo é especializado em furtos de armas com o uso do equipamento ‘chapolin’ para ter acesso aos veículos das pessoas que eles sabiam que possuíam armas de fogo.
“Inclusive, no material que foi apreendido aqui existe uma blusa da Polícia Militar possivelmente de uma vítima que teve o seu carro objeto desses crimes que eram cometidos por essa quadrilha. A partir de, então, dessas informações que eram coletadas por esse funcionário de uma loja de armas em Manaus, a quadrilha passava a monitorar os passos das suas vítimas, seguindo essas vítimas e monitorando elas durante alguns dias até que houvesse a possibilidade de realizar a empretada criminosa utilizando o equipamento chamado de ‘chapolin’, para fins de impedir o travamento das portas veiculares dando acesso a esses criminosos ao interior dos veículos”.
Durante as diligências, a equipe policial do 1º DIP apreendeu quatro armas de fogo, munições, equipamentos eletrônicos para bloqueio de travas veiculares, além de três veículos.