Um homem identificado como Rafael Brasil, de 34 anos, vulgo “Rafinha” foi preso na noite desta quinta-feira (06/02), no município de Cabedelo na Paraíba, ele estava com um mandado de prisão em aberto em Manaus, sendo procurado por crimes como tráfico de drogas e homicídio.
De acordo com a polícia, o envolvimento de Rafael nesses crimes começou desde quando um cantor de Forró foi capturado por policiais do 1° Distrito Integrado de Polícia (1º DIP) em 2024, dirigindo um veículo clonado, onde com ele foram encontrados trinta quilos de maconha.
Através desta prisão, a polícia recebeu a informação de quem fornecia esse material era Rafael Brasil, as equipes se deslocaram até a casa do mesmo, onde encontraram mais entorpecentes, além de munições de pistola, mas ele não estava na residência. A Polícia Civil do Amazonas representou então pela prisão preventiva do mesmo, e desde então Rafael teria fugido do estado do Amazonas, passando a se esconder no interior do estado do Ceará.
Crimes no Ceará
No Ceará, Rafael também teria participado de outros crimes, como na participação do assassinato de um Policial no último dia 28 de Janeiro, no centro de Fortaleza. Desde o fato o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa do Ceará passaram a acompanhar o caso e viram o envolvimento de Rafael nesta ação.
Após as investigações, foi verificado que ‘Rafinha’ já teria saído do estado do Ceará e teria ido ao município de Cabedelo, na Paraíba, onde foi capturado pelas equipes, no momento da prisão o mesmo estava portando documentos falsos.
Histórico na criminalidade
Rafael Brasil já havia sido preso outras duas vezes pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, sob coordenação do Delegado Cícero Túlio, durante as Operações Chancela II e Guilhotina.
Após os procedimentos cabíveis no Ceará, Rafael será encaminhado à audiência de custódia e posteriormente poderá ser reenviado ao Estado do Amazonas para responder pelos crimes aqui.
Veja o vídeo da prisão: