A proprietária de um frigorífico, de 49 anos, foi presa em flagrante, nesta terça-feira (21/01), pelos crimes de maus-tratos a animais e venda de pescado durante o período de defeso. A prisão foi realizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
A ação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), as diligências começaram na sexta-feira (17/01), após a equipe policial receber uma denúncia da Comissão de Proteção aos Animais da Aleam, enviada pela população.
“Os produtos estavam impróprios para consumo, expostos no passeio público sem embalagem, sem data de validade e repletos de moscas”, destacou a delegada.
Conforme a autoridade policial, o estabelecimento foi interditado pela Visa Manaus, e foi lavrado um auto de infração. Os animais mortos foram descartados no aterro sanitário, enquanto os vivos foram encaminhados para a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos.
Procedimentos
A mulher foi autuada em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e comercialização de pescado em período de defeso. Ela permanece à disposição da Justiça.
Leia mais:
Cadela morre após ser abandonada em rua de Parintins
Ordem judicial: homem é preso enquanto trabalhava na zona Leste de Manaus
Outro caso
O achado de ossada humana e assassinato foram registrados, no sábado (18/01), em zonas distintas de Manaus pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Na primeira ocorrência, a equipe da DEHS foi informada sobre a existência de restos mortais às margens de um igarapé na avenida Flamboyant, no bairro Distrito Industrial 2, na zona Leste da capital. O local foi isolado para a realização de perícia criminal.
Em outro caso na capital amazonense, Lucas M. da Silva, de 25 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo, no bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte.
Lucas foi alvejado, na frente da casa onde morava, na avenida Elias Bentes, após dois homens chegarem em uma motocicleta. Os autores do crime fugiram sem serem identificados.
A vítima ainda foi socorrida para o hospital. Conforme apurado pela Rede Onda Digital, o motivo do assassinato ainda é desconhecido e está sendo investigado pela DEHS.