A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, nesta terça-feira (15), duas pessoas suspeitas de envolvimento com o crime de receptação em uma assistência técnica localizada no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. As prisões aconteceram durante uma ação do Programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc). Entre os itens apreendidos, estava um celular pertencente a uma vítima de homicídio ocorrido em julho de 2024, no município de Manacapuru, a 68 quilômetros da capital.
De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, responsável pelo Nirc, a equipe chegou até o local após o recebimento de denúncias e o cruzamento de informações investigativas que apontavam o comércio e desbloqueio de celulares de origem duvidosa em um mini shopping localizado na avenida Brasil.
“Durante a abordagem, localizamos 24 celulares. Três deles possuíam registro de boletim de ocorrência, incluindo um que estava vinculado a um crime de homicídio em Manacapuru”, informou o delegado.
Leia mais:
Pai mata filha de 8 anos após reclamações da escola, no ES
VÍDEO: Baby do Brasil é criticada por pedir que vítimas de abuso sexual perdoem seus agressores

Celular de vítima assassinada
Ao realizar a verificação detalhada dos aparelhos, os investigadores descobriram que um dos telefones havia sido roubado durante um assassinato ocorrido no dia 15 de julho de 2024. Na ocasião, dois homens em uma motocicleta sem placa invadiram uma casa e executaram um homem, levando consigo os celulares dele e de sua esposa.
“O aparelho em questão será encaminhado à Delegacia de Manacapuru para contribuir com o avanço das investigações sobre o caso de homicídio e roubo qualificado”, explicou Hitotuzi.
Os dois suspeitos detidos, uma mulher e seu sobrinho, foram presos em flagrante e conduzidos à sede do Nirc. Ambos foram autuados pelo crime de receptação e estão à disposição da Justiça.