Dois homens, de 39 e 69 anos, foram presos em flagrante, na manhã de quarta-feira (08/01), por envolvimento em extração ilegal de minério. A prisão foi efetuada durante a Operação Yara Tupã, no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.
Segundo informações da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por volta das 10h47, na rua Jataizinho, os policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb) identificaram dois homens praticando a extração de minério irregular com uma retroescavadeira.
Em virtude da situação, os policiais militares procederam com abordagem para averiguação. Ao solicitarem a documentação necessária, os homens informaram que não possuíam.
Diante da irregularidade, os homens foram presos e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para o 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais:
Adolescente torturado por facção é resgatado pela PM em Manacapuru
Feminicídio: mulher é assassinada a tiros na zona Leste de Manaus; ex-marido é suspeito do crime
Outro caso
Na terça-feira (07/01), policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreenderam madeiras ilegais em uma serraria que funcionava de forma clandestina, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Dois homens, de 30 e 45 anos, foram presos flagrante.
Segundo informações da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a equipe policial recebeu denúncia, via linha direta, apontando que uma serraria clandestina, localizada na comunidade Viera, havia recebido um carregamento de madeira, e realizou as diligências no local. Os policiais militares encontraram o estabelecimento em pleno funcionamento.
Questionados acerca da licença indispensável para o funcionamento do empreendimento, os responsáveis responderam não ter qualquer documentação deste tipo.
Aproximadamente 15 metros cúbicos de madeira serrada, que estava armazenada no local, também não tinha o Documento de Origem Florestal (DOF).
A dupla, juntamente com a madeira apreendida, foi conduzida à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.
Operação Yara Tupã
A Operação Yara Tupã é uma ação estratégica conduzida pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), com o objetivo de combater crimes ambientais na capital, e em municípios do interior do estado. Utilizando policiamento terrestre e fluvial, a operação busca proteger a fauna, a flora e o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo o cumprimento das leis ambientais no Amazonas.
Desde novembro, já foram realizadas apreensões significativas, como madeira ilegal, pescado, animais silvestres e equipamentos usados em atividades criminosas, além de gerar prejuízo expressivo às práticas ilícitas, reforçando o compromisso com a preservação das riquezas naturais para as futuras gerações.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.