
Criminosos são presos após serem identificados pelas Câmeras de Reconhecimento Facial em Manaus
Ação no Centro de Manaus também resultou na prisão de outro homem com mandado civil

Nas últimas 24 horas, três criminosos foram presos por policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), no Centro de Manaus. Entre os presos estão um procurado por homicídio tentado e outro por roubo. Os foragidos foram localizados por meio das câmeras de reconhecimento facial instaladas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Tentativa de homicídio
A última prisão foi registrada, por volta das 10h30 desta terça-feira (19/08). Após a localização, policiais se deslocaram até o endereço onde o suspeito foi identificado, onde após terem confirmado a identidade, comunicaram que seria cumprido o mandado de prisão.
O homem estava sendo procurado desde de 2023, pelo crime de homicídio tentado. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Presidente Figueiredo.
Leia mais:
Homem é preso suspeito de matar o próprio tio no interior do Amazonas
Criminosos furtam gradil e rede de iluminação do viaduto Rei Pelé
Preso por não pagar pensão alimentícia
Já por volta das 14h50, ainda de quarta-feira, outro homem com mandado de prisão civil por pensão alimentícia, também foi preso no Centro de Manaus.
Além dos suspeitos, outros dois procurados foram localizados e presos, após identificados pelo Paredão. Os suspeitos estavam sendo procurados pelos crimes de roubo. Todos eles foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
O comandante da 24ª Cicom, major Vitor Moraes explicou que desde a operacionalização do Sistema Paredão na área de cobertura da Cicom, obteve resultados significativos não só na prisão de foragidos, mas também na localização de veículos.
“Essa tecnologia veio somar os esforços da segurança pública do Amazonas para melhorar a segurança no Centro da cidade e em toda a capital. Tivemos mais de sete recolhimentos de pessoas que estavam com mandados em aberto e também tivemos carros recuperados. O uso da tecnologia está facilitando a abordagem dessas pessoas para que possamos concluir a condução deles à delegacia para os procedimentos cabíveis”, descreveu o comandante.
Paredão Facial
O Paredão Facial foi lançado pelo Governo do Amazonas, em junho deste ano. Ele é composto por mais de 650 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Manaus como no Centro de Manaus, demais áreas comerciais e em ruas de intenso movimento de pessoas.
Desde a segunda semana de agosto, as ações do Reconhecimento Facial passaram a atuar de forma mais precisa, o que está proporcionando mais acurácia na localização de prisão de pessoas com mandados de prisão em aberto.
Além do Centro, o Sistema está operando em bairros como Chapada, Adrianópolis, Parque 10, Nossa Senhora das Graças, Jorge Teixeira, Tancredo Neves, Nova Cidade dentre outros.
Sistema Paredão
Atualmente, o Sistema Paredão opera com mais de 1.500 câmeras. As unidades estão instaladas em diversos pontos de Manaus e desde o dia 21 de julho, as viaturas da Polícia Militar passaram a operar com equipamentos interligados ao Paredão.
Nos veículos estão embarcadas as tecnologias do Paredão veicular e também de reconhecimento facial. Para operar a tecnologia de maneira eficaz, as equipes da Polícia Militar estão recebendo treinamento junto às equipes da SSP-AM.