Cerca de 13,8 quilos de pasta-base de cocaína que estava escondida em uma caixa de isopor foi apreendida, nesta sexta-feira (03/01), pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A apreensão foi registrada durante a operação Fronteira Mais Segura, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) na Base Fluvial Arpão 1, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
Os policiais, que atuam na Base, receberam uma informação dos agentes Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, que estaria descendo uma carga de entorpecentes oriunda do município de Fonte Boa (distante 678 quilômetros de Manaus) e tinha como destino a capital amazonense.
De posse das informações, as equipes de intervenção intensificaram as abordagens de carga e passageiros. E, durante uma inspeção na embarcação Salmo 46, foram apreendidos oito tabletes de pasta base de cocaína que estavam escondidos dentro da caixa de isopor, coberto por peixes e gelo, na tentativa de camuflar o entorpecente.
O responsável pela embarcação alegou que a carga se tratava de uma encomenda, e apresentou documentos que indicavam o destinatário em Manaus. O homem e as drogas foram encaminhados para a Delegacia Integrado de Polícia (DIP) da Base Arpão para prestar esclarecimentos.
Leia mais:
Brincadeira com arma: adolescente é morto pelo próprio irmão em Manaus
‘Betão’ é preso por matar ‘Chicó’ com golpes de faca em bar de Barcelos
Outro caso
Mayksulegan C. Leandro, de idade não divulgada, foi preso em flagrante, na segunda-feira (30/12), por policiais civis da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). Ele estava em posse de pasta base de cocaína, maconha e a quantia de R$ 1.902, supostamente proveniente da venda das drogas, no bairro Centro, daquele município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus).
De acordo com o delegado Yuri Luiz Oliveski, da 51ª DIP, as diligências tiveram início após denúncias anônimas que apontavam a prática de tráfico de entorpecentes na localidade.
“Com base nas denúncias, a equipe se deslocou até o endereço informado e realizou uma campana no local. Pouco tempo depois, constatamos que o indivíduo estava comercializando drogas. Ele foi preso em flagrante, portando os entorpecentes e a quantia de R$ 1.902, oriunda da venda do material ilícito”, explicou o delegado.
Mayksulegan Cavalcante Leandro foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.