O Rio de Janeiro já tem os primeiros foragidos do ano. Dos 1.785 presos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL) pela Justiça fluminense, 253 não retornaram aos presídios, por isso, são considerados fugitivos.
Os contemplados por decisão judicial deveriam se apresentar até às 22h do dia 30 de dezembro, mas não compareceram. Todos cumpriam pena no regime semiaberto. A evasão corresponde a 14%, menor do que no ano passado, que foi de 42%.
Conforme informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), entre os indivíduos detidos, figuram ex-líderes da maior facção de tráfico de drogas no Rio, como Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, apelidado de Bin Laden. SL, oriundo do Complexo do Chapadão, foi detido em São Paulo em 2013, ao lado de Luiz Fernando do Nascimento Ferreira, o Nando do Bacalhau, considerado de alta periculosidade. Por sua vez, Paulo Sérgio liderou o tráfico na favela Dona Marta, em Botafogo, zona Sul do Rio.
Leia mais:
VÍDEOS: Moradores de Copacabana se unem para “caçar” assaltantes, no Rio de Janeiro
Segundo a Seap, os 1.785 detentos foram liberados das instalações a partir das 6h do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para celebrarem a data em convívio familiar. A concessão temporária foi possível devido a autorização judicial, conhecida como “saidão” de Natal, que permite a saída temporária dos presos para visitar seus lares.