Um mamífero e uma ave foram resgatados, em ações realizadas no domingo (13/10), na rodovia AM-070, e bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Os animais silvestres foram levados para atendimento veterinário.
Na primeira ação, os policiais militares do Policiamento Ambiental (BPAmb) receberam informações, via linha direta, de que a equipe do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) havia encontrado um bicho-preguiça ferido, na Ponte Rio Negro. No local, os PMs foram informados que animal havia tomado uma descarga elétrica, e realizaram o resgate.
Já em outra ação, por volta das 15h, a equipe do BPAmb recebeu denúncia, via linha direta, para realizar o resgate de um Periquito-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus), na rua Professora Emília Grana. No local, uma mulher, de 32 anos, informou aos PMs que a ave havia caído no quintal de sua residência e não estava conseguindo voar.
O mamífero e a ave foram conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para atendimento veterinário.
Saiba mais:
Em Uarini, ‘Santinho’ é preso por tentativa de homicídio contra adolescente
Homem é procurado por furto de R$ 21 mil de loja de conveniência, em Lábrea
Crime Ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.