Um homem, de 46 anos, que transportava um macaco sem a devida documentação legal, foi preso na tarde de terça-feira (06/08), por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPTran) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). A ação policial aconteceu durante patrulhamento de rotina na AM-010.
A equipe policial do Batalhão Ambiental realizava patrulhamento naquela rodovia, quando foi acionada pelos PMs do Batalhão de Trânsito, informando que haviam abordado um carro e que o condutor estava com um primata, da espécie macaco-de-cheiro (saimiri sciureus), sem autorização legal.
Já no local, o homem foi preso e conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em Manaus. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para cuidados veterinários.
Leia mais:
Homem é preso e adolescente é apreendida com drogas na zona Norte de Manaus
Polícia Civil procura autores de roubo a ônibus do transporte coletivo em Manaus
Crime Ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.