27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Campo progressista: crescimento de Ramos pode explicar queda de Amom nas pesquisas; entenda

Publicado em:

- Anúncio -

A pesquisa Atlas/CNN divulgada em 26 de abril, apresentou o pré-candidato Amom Mandel (Cidadania-AM) com o menor índice de intenção de votos entre todas as pesquisas de 2024; ou seja, o deputado federal em uma tendência de queda, com 21,1%. Muito se estuda nos bastidores as razões do enfraquecimento do chamado “fenômeno Amom”; mas fato é que a pesquisa Direto ao Ponto, divulgada na quarta-feita (08/05), reafirmou o resultado da Atlas/CNN apresentando Amom com 22,8%.

A principal corrente de explicação afirma que o “dissolvimento” de Amom Mandel foi causado pela pré-candidatura de Marcelo Ramos (PT), cuja missão é unir o chamado campo progressista, ou as esquerdas, como queira se referir. Se observarmos, o campo progressista até a pré-candidatura de Ramos não tinha um postulante “puro-sangue”, alguém genuinamente comprometido com as pautas da esquerda. Então, por eliminação, esse grupo acabava vendo em Mandel o “menos pior”.

Esse cenário foi completamente mudado com a chegada do ex-deputado Marcelo Ramos (PT), que não tem vergonha de assumir o seu partido, o PT, e o apoio ao presidente Lula. A prova que Marcelo Ramos vem ganhando esse campo são os seus 6% confirmados em três pesquisas: Paraná Pesquisas, Pontual e Direto ao Ponto. Isso, com um pouco mais de um mês de pré-candidatura.

Para o eleitor mais ideológico da esquerda e da direita, Amom Mandel é definido como um “isentão” termo muito usado em política para descrever um político que não costuma se posicionar firmemente no campo ideológico por conta disso, o deputado federal mais votado do Amazonas em 2022, vem sofrendo desgastes dentro de ambos os espectros políticos, e caindo nas intenções de voto.

 

 

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Bryan Dolzane
Bryan Dolzane
Acadêmico de Ciência Política, comunicador e colunista do portal Rede Onda Digital. Análises dos fatos políticos de maneira crítica e sem paixões ideológicas, seguindo o que disse William Hearst: “jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -