Ao contrário do que foi divulgado por alguns sites de política do Amazonas, Alberto Neto (PL-AM) avançou nas articulações que envolvem o seu nome e as eleições para a Prefeitura de Manaus. Na atual organização do Partido Liberal (PL), ter o ex-presidente Jair Bolsonaro a seu favor, é uma grande conquista política, e é isso que todos buscam.
Já ficou claro que Alberto Neto tem o apoio político de Jair Bolsonaro; todos os bastidores que buscam saber qual a preferência do ex-presidente quando se trata de Manaus, apontam uma unanimidade pelo deputado federal. Entretanto, existe uma série de questões que precisam ser resolvidas antes de um apoio mais incisivo.
A primeira questão a ser resolvida é o dilema envolvendo o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o próprio Partido Liberal. Vamos ao cenário sem meias palavras:
- Não é segredo para mais ninguém que existe um acordo — com prazo — para o prefeito de Manaus ir para o Partido Liberal. O prazo é até depois do Carnaval; esse é o prazo estabelecido por Valdemar Costa Neto.
- Existe também outro acordo entre Valdemar Costa Neto e o Capitão Alberto Neto, de que na hipótese do prefeito de Manaus não se filiar ao PL, o candidato da sigla será Alberto Neto.
Alberto Neto deve esperar as movimentações políticas do prefeito para então tornar pública a sua predileção dentro do partido do ex-presidente da República.
Do lado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pesam algumas questões também muito sensíveis. Não é segredo para ninguém que Almeida tem uma boa relação política com os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, e ambos os senadores tem ajudado Manaus em recursos oriundos de suas emendas parlamentares.
Existe nos bastidores uma interrogação a respeito de como irão reagir Braga e Omar, hoje aliados de Lula, com uma aproximação mais incisiva do prefeito com a direita e com o partido do ex-presidente. Esse é um cenário ímpar que vive o prefeito David Almeida, que até aqui estuda uma forma de conciliar todas as variáveis dessa equação.
Alberto tem o apoio político de Bolsonaro e a palavra de Valdemar; é obvio que ele está avançando no jogo.