As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

STF decide que fundo de municípios deve usar dados de 2018; Saullo Vianna comenta

22/02/23 às 19:49h
STF decide que fundo de municípios deve usar dados de 2018; Saullo Vianna comenta

Saullo Vianna cobra tratamento diferenciado para pequenos produtores – (Foto: Divulgação).

O STF (Supremo Tribunal Federal) referendou na sexta, 17, em sessão no plenário virtual decisão que determina que o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2023 seja feito com base nos dados de 2018. A decisão do STF foi contrária a uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que determinava o uso de informações do Censo Demográfico de 2022 – ainda não concluído – como base para o repasse do dinheiro.

Caso fossem usados os dados do censo 2022, 702 municípios poderiam perder até R$ 3 bilhões em arrecadação este ano, segundo levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).


Leia mais:

Ministro do STF encaminha à Justiça mais um pedido para investigar Bolsonaro

Manaus tem o 5º maior PIB dentre municípios do país, diz IBGE


A decisão foi celebrada hoje, 22, pelo deputado federal Saullo Vianna (União-AM). Ele postou no Twitter:

De acordo com o parlamentar, os números fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e enviados ao TCU, prejudicavam diretamente a arrecadação de pelo menos 30 municípios amazonenses.

Pelas regras do fundo, Estados e Distrito Federal recebem 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esse valor então é distribuído aos municípios, de acordo com o número de habitantes. O repasse é estabelecido com base em faixas populacionais. Assim, se um município perde população e, com isso, muda de faixa, ele acaba perdendo recursos.

STF decide que fundo de municípios deve usar dados de 2018; Saullo Vianna comenta - Rede Onda Digital