Viralizou na internet o vídeo de uma mulher que encontrou um pinguim em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ela postou um vídeo na sexta-feira (19) contando sobre o resgate, e fez um alerta sobre a importância de seguir as recomendações certas para lidar com estes animais, cujos avistamentos no estado ficam comuns nessa época do ano.
Fernanda Tamara explicou em um vídeo, que estava andando de bicicleta quando avistou um homem carregando o animal no colo. Ao se aproximar, percebeu que o pinguim estava quieto, aparentando cansaço e fragilidade. Veja o vídeo:
Segundo Fernanda, muitas pessoas se aproximaram e tentaram ajudar no resgate da ave, mas com medidas totalmente inadequadas. Ela disse:
“Estava a maior confusão, muitas pessoas se metendo, tinha gente querendo dar pão para o pinguim, pessoas querendo dar água, gente falando que ia levar o pinguim para casa e deixar no gelo”.
A jovem pesquisou sobre os procedimentos corretos e ligou para o resgate. Enquanto esperava pelos socorristas, gravou o vídeo que viralizou nas redes.
Leia mais:
VÍDEO: Pinguim é filmado se alimentando em praia na Ilha do Governador (RJ)
VÍDEO: Na Argentina, pinguim é filmado atravessando rua de cidade, durante onda de frio
O pinguim foi resgatado e apelidado de Glorinha. O animal passou fazer parte do sistema de monitoramento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e vai ficar alguns dias em processo de reabilitação, por estar fraco. Depois será devolvido à natureza.
A presença de pinguins no litoral brasileiro e no Rio de Janeiro não é incomum durante o outono e inverno, quando esses animais migram da Patagônia argentina em busca de alimentos. Desde maio, 475 pinguins vivos e mortos foram encontrados no litoral do Rio de Janeiro, segundo o Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.
Com informações de UOL.