Uma combinação de ar quente, baixa pressão atmosférica e umidade abundante fez com que o clima da cidade de Porto Alegre sofresse um fenômeno climático nas primeiras horas deste sábado (18/11) com uma ‘quantidade impressionante’ de trovoadas e raios.
Veja o vídeo:
A MetSul Meteorologia explica que nuvens extremamente carregadas estavam sobre a área de Porto Alegre com temperaturas entre -80ºC e -90ºC, que pode atingir dez a quinze quilômetros de altura na baixa troposfera (camada mais próxima da terra), e costumam provocar chuva forte e/ou temporal.
Leia também:
VÍDEO: Tempestade avança sobre São Paulo e deve ficar mais forte neste domingo (19)
VÍDEOS: Espécie de peixe da Amazônia ‘come’os próprios filhotes; entenda o porquê
Segundo o MetSul, o dado mais notável era o da pressão atmosférica. O Aeroporto Salgado Filho registrou pressão atmosférica entre 4h e 5h da manhã pressão em superfície de apenas 996 hPa, valor extremamente baixo e incomum na região.
🔴 AGORA | Mapa de raios das 5h deste sábado no Rio Grande do Sul. Impressionante a quantidade de raios nuvem-solo com trovoadas intensas na região de Porto Alegre. Situação que costuma acompanhar chuva intensa e/ou temporal forte com granizo ou vento. pic.twitter.com/etXPGLtW94
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 18, 2023
De acordo com o centro de meteorologia as chuvas foram fortes, mas em um período curto. Não houve registro de vento intenso.
A previsão ainda é de tempo chuvoso, com raios e trovoadas.
*com informações MetSul