A crise climática que afeta o Rio Grande do Sul continua dramática. Já são 147 mortes confirmadas pelo mais recente boletim da Defesa Civil do estado e ainda 125 pessoas desaparecidas. O nível das águas ainda segue alto na maioria dos municípios, e diante dessa tragédia, a população convive ainda com o mau cheiro na água, que supostamente é de corpos das vítimas, que, segundo os Bombeiros, estão submersos em estado de decomposição.
O relato da jornalista Bruna Lima, da Record TV, tem causado comoção. Ela conversou na segunda (13/5) com um integrante do Corpo de Bombeiros, especialista em mergulho aquático, e eles falaram sobre o mau cheiro que ela teria sentido durante passagem pela cidade de São Leopoldo, uma das mais atingidas pelas enchentes.
Ela disse:
“Teve um momento que a gente passou em um local, e o bombeiro que estava com a gente disse: ‘Bruna, esse cheiro aqui, não é cheiro de animal morto, a gente que trabalha em resgate especializado em mergulho aquático reconhece esse cheiro. E esse cheiro não é de animal’. Debaixo dessas águas, infelizmente, o que eles acreditam, como profissionais, é que de fato pessoas ficaram ali”.
Veja abaixo:
🚨URGENTE – Jornalista da Record está abalada com o cheiro ruim que sentiu no local das enchentes
Segundo os bombeiros, o cheiro é de decomposição de cadáver humano, destacando que a tristeza será maior ainda quando a água baixar pic.twitter.com/JhyH8swC8B
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) May 13, 2024
Leia mais:
Lula deve anunciar auxílio de R$ 5 mil às pessoas afetadas pelas enchentes no RS
Vereador de SC morre após retornar de viagem para ajudar vítimas do RS
Estima-se que cerca de 75% da população de São Leopoldo – o equivalente a 180 mil pessoas – foi afetada diretamente pelas chuvas. O volume de chuvas registrado no município nas últimas semanas é inédito em sua história.
O Rio Grande do Sul vem sendo atingido por temporais e cheias desde o final de abril. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, quase 90% das cidades gaúchas foram afetadas, o que significa que apenas 50 dos 497 municípios não tiveram nenhum impacto relacionado às chuvas.
*Com informações de Record News e ND Mais