O vídeo do resgate de uma égua que estava presa no 3º andar de um prédio no Rio Grande do Sul viralizou nas redes sociais. As imagens mostram a complexidade da mobilização de resgate do equino. O animal estava preso no edifícil em São Leopoldo, no RS. Na última terça-feira (16/05), ela foi resgata por equipes do Corpo de Bombeiros, após 7 horas de operação.
Para o resgate, a corporação usou cabos de aço, roldanas, bote e muita calma para salvar o animal. No vídeo é possível ver a égua saindo pela janela do apartamento, em que estava ilhada há 10 dias, desde domingo (05/05). Segundo Dirceu Matias, dono da égua, ele a colocou lá para protegê-la durante a enchente. No momento do resgate, os olhos do animal precisaram ser vendados.
Matias, o dono do animal, explicou que inicialmente os animais foram abrigados no segundo andar, porém, com o aumento do nível da água, precisaram ser transferidos para o terceiro. Desde domingo, Matias está abrigado na Escola Municipal Clodomir Vanna Moog.
Já era noite quando os bombeiros a resgataram. Além dos bombeiros, médicos veterinários atuaram na operação. Matias, que reside em uma chácara em frente ao condomínio, afirmou ter permissão do proprietário do condomínio para abrigar os animais lá.
Veja o momento do resgate:
📌VÍDEO: Égua que estava presa no 3º andar de prédio é resgatada no RS
Saiba mais⤵️https://t.co/AdzWrsVadM pic.twitter.com/X6ok9xQEPH
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 15, 2024
Matias também mencionou ter conseguido salvar seus outros quatro cachorros no início da enchente e expressou sua preocupação, já que a égua em questão pertence também a suas filhas. Dois bois também foram levados para o mesmo prédio, mas já foram resgatados e estão seguros na Chácara.
LEIA MAIS:
VÍDEO: Cavalo “Caramelo” é resgatado com sucesso de telhado em Canoas
Começa operação de resgate para salvar cavalo “Caramelo” de telhado no RS
Conforme boletim da Defesa Civil, divulgado no início da noite de terça-feira (14/05), as enchentes no estado resultaram na morte de 149 pessoas. Também houve aumento no número de pessoas que estão em abrigos no Rio Grande do Sul. Pela manhã, eram 76,9 mil, e agora são 79,5 mil.
*Com informações do Metrópoles e CNN