Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o estrago nas ruas no bairro Piratini, na cidade turística de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. Veja abaixo:
📌RIO GRANDE DO SUL: Chuva provoca desmoronamento de rua em Gramado. Bairros são evacuados pic.twitter.com/3NO2c2REVC
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 13, 2024
Segundo informações da Defesa Civil, choveu quase 200 mm sobre a Serra Gaúcha nas últimas 48 horas.
Leia mais:
CBF convoca reunião para discutir futuro do Brasileirão diante da calamidade no Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul foi alertado sobre desastre uma semana antes da 1ª morte
Os moradores do bairro tiveram de ser evacuados e o acesso foi interrompido.
A Prefeitura de Gramado informou que, além do bairro Piratini, a Ladeira das Azaleias e o bairro Três Pinheiros são ‘Áreas de Risco Elevado’.
No último boletim divulgado pela prefeitura, na noite do último sábado (11/5), 751 moradores estavam desalojados, acolhidos em casas de amigos ou familiares, e outros 223 estão em abrigos do município. Dezesseis pontos do município, em seis diferentes bairros, tiveram de ser evacuados no último final de semana.
Quatro deles estão em monitoramento permanente: Bairro Três Pinheiros, bairro Piratini, loteamento Orlandi e condomínio Alphaville.
A região está sob alerta de deslizamentos. A Secretaria da Educação de Gramado informou neste domingo que estão suspensas as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino nesta segunda (13) e terça-feira (14). A medida visa resguardar a comunidade escolar e os profissionais da educação.
Gramado registrou sete mortes até o momento. Uma família da Linha Pedras Brancas foi vítima de soterramento: Kaique Andriel Ludvig Santos, 13, o padrastro Silvio Antônio Pellicioli, 47, e e a mãe Nitiele Ludvig, 36. Além deles, Noeli da Rosa Duarte, 56, Rudimar Branchine, 62, Matilde Verônica Zimmermann, 47, e Jocemar Zimmermann Branchine, 17 morreram.
*Com informações de WH3 e SC Tododia