Nesta terça-feira (3/12), um vídeo que mostra um bebê usando cigarro eletrônico começou a circular nas redes sociais. O caso aconteceu em Anápolis, a 55 km de Goiânia e está sendo investigado pela Polícia Civil. Nas imagens, o bebê aparece no colo de uma mulger, que oferece o dispositivo ao menino. Ele coloca o cigarro eletrônico na boca, suga e, logo depois, solta fumaça e começa a tossir.
O vídeo foi inicialmente publicado no Instagram em um perfil restrito, mas acabou se espalhando por grupos na internet. A polícia suspeita que o cigarro eletrônico foi entregue ao bebê por uma adolescente.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibida a venda de produtos que causem dependência física ou psíquica, como cigarros eletrônicos, a menores de idade. Além disso, a comercialização, importação e propaganda desses dispositivos são proibidas no Brasil desde 2009, conforme normas da Anvisa.
Leia mais:
A Delegacia de Proteção à Criança de Anápolis abriu um inquérito para apurar o caso e enviou um ofício à empresa Meta, responsável pelo Instagram, para identificar o dono do perfil que publicou o vídeo.
A polícia também busca confirmar se a jovem no vídeo, suspeita de ser adolescente, tem algum parentesco com o bebê.