Nesta quarta, 14/2, moradores de um prédio residencial com 133 apartamentos na Praia Grande, litoral paulista, foram autorizados a subir para buscar seus pertences e animais de estimação. O prédio foi evacuado na tarde de terça, 13, por risco de desabamento.
Segundo a Defesa Civil, moradores do prédio disseram ter ouvido barulhos semelhantes a explosões e sentido tremores.
Técnicos da Defesa Civil identificaram um colapso estrutural em três colunas da edificação, que colapsaram no subsolo.
Leia mais:
Prédio com danos estruturais é evacuado no litoral de São Paulo
Criança de 3 anos cai de segundo andar de prédio na Barra da Tijuca
Como ação emergencial, as equipes responsáveis pela obra colocaram inúmeras estacas de ferro na garagem do prédio, que vão do chão ao teto, e auxiliam na sustentação do edifício.
Uma análise preliminar indicou que não há risco de desabamento iminente, porém a prefeitura requereu uma série de documentos à construtora responsável antes de liberar os moradores a voltar para casa. Esses documentos deverão ser entregues até hoje.
De acordo com o tenente-coronel Maxwell de Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o edifício “não corre risco de desabar”. Mas os peritos constataram que ocorreu um processo de cisalhamento, que causou a explosão do concreto que cerca as ferragens nas colunas. Um laudo deverá apontar o que causou esse processo.
Veja fotos do subsolo do prédio abaixo:
*Com informações de CNN Brasil e Metrópoles