Um tornado atingiu, neste sábado (11/05), uma zona rural do município de Gentil, situado a Sudeste de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O fenômeno atmosférico, confirmado pelo Instituto MetSul, ocorreu em meio a um dia de chuvas fortes e temporais isolados em diversas regiões do estado gaúcho.
A princípio este novo episódio de instabilidade climática no Rio Grande do Sul não causou mais desastres como os registrados desde o fim de abril com as enchentes que assolam a região.
Atualmente, uma frente semi-estacionária, acompanhada de um centro de baixa pressão, está sobre o Rio Grande do Sul favorecendo essa instabilidade. As regiões da Serra e Litoral Norte, onde os volumes de chuva são mais elevados, são especialmente atingidas por esse tipo de fenômeno.
Leia mais:
Chuvas no RS: 20 mil pessoas são resgatadas de enchentes
Nova MP será editada para liberar crédito extraordinário para ministérios ajudarem RS
Os moradores da cidade de Gentil filmaram o tornado avançando sobre lavouras e árvores no campo, deixando um rastro de árvores caídas no meio da vegetação. Segundo relatos locais, trata-se de um tornado de menor intensidade, entre F0 e F1, capaz de provocar danos, mas não catastróficos. Não há registros de feridos e nem de danos materiais significativos.
De acordo com a meteorologista da MetSul, Estael Sias, a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera é um fator importante para a formação de tornados. Os tornados geralmente ocorrem quando existe o avanço de uma frente fria que gera uma situação em que os ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera.
*Com informações da Litoral Notícias e Estadão MT