26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Tocantins inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional nesta sexta-feira, 12

Publicado em:

- Anúncio -

O estado do Tocantins, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, dará início, na próxima sexta-feira, 12/01, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que gradualmente substituirá o Registro Geral (RG).

Para obter o documento em Palmas, é necessário agendar através do site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). Todas as sextas-feiras, a partir das 14 horas, novas vagas são liberadas para o agendamento e subsequente atendimento. Nas demais cidades do estado, interessados podem dirigir-se pessoalmente aos núcleos de identificação, munidos de certidão de nascimento ou casamento e comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).

“Queremos enfatizar que não há necessidade de pressa; todos terão a oportunidade de atualizar o documento, e o estado se preparou adequadamente para garantir que isso ocorra da melhor maneira possível. Além disso, o RG ainda terá validade até 2032”, destaca a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.


SAIBA MAIS:

ENTREVISTA: “A reforma da previdência do TO foi menos nociva que em outros estados”, diz deputado Moisemar Marinho

Tocantins: Pagamento do IPVA 2024 com desconto de 10% vai até 31 de janeiro


 

A primeira via do documento em papel e digital é gratuita e incorpora tecnologias e elementos de segurança em conformidade com padrões internacionais. Entre as inovações, destaca-se a inclusão do QR Code, que oferece uma opção de verificação fácil e confiável pela Segurança Pública, bem como por unidades de atendimento públicas e privadas.

O novo documento também possibilita a integração de dados de forma segura e em tempo real. “A Segurança Pública passa a compartilhar seus dados com o Ministério da Justiça e a Receita Federal, algo que não ocorria anteriormente. Haverá um intercâmbio de dados”, ressalta Valtenir Carvalho, supervisor de Identificação Civil.

Quem precisa emitir?

Embora os estados sejam obrigados a emitir o novo documento, a população não tem obrigação de trocar a carteira de identidade neste momento.

O atual modelo do RG ainda vale até 28 de fevereiro de 2032. Assim, o cidadão pode ir trocando o documento antigo pelo novo aos poucos, sem correria.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -