Neste domingo (28/01), um novo forte terremoto foi registrado no Norte do Brasil. O sismo com magnitude de 6,2 ocorreu no município de Tarauacá, no estado do Acre, perto da fronteira com o Peru.
Registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP, o abalo sísmico ocorreu a uma profundidade de 652 quilômetros.
De acordo com a RSBR, a maioria dos eventos na fronteira do Brasil com o Peru ocorre devido à subducção da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana, portanto, tendem a ser profundos, como no sismo deste domingo.
“Assim como no caso do terremoto de 6,6 que ocorreu em 20 de janeiro na mesma região, a força do sismo foi atenuada pela sua grande profundidade. Apesar de terem ocorrido no Brasil, esses sismos têm características andinas, devido ao mecanismo que os gerou, na região dos Andes”, explicam os cientistas da rede.
Os sismólogos continuam refinando seus cálculos, o que pode levar a revisões na magnitude exata, epicentro e profundidade do terremoto. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor profundo deste domingo foi calculado com uma magnitude de 6,5, superando a magnitude registrada no Brasil.
Já o terremoto registrado no Norte do Brasil no dia (20/1), teve uma alta magnitude (6,6), mas uma baixa intensidade, de acordo com os técnicos.
Leia mais:
Japão sofre novo terremoto no mesmo local onde matou mais de 200 pessoas
VÍDEOS: Forte terremoto de magnitude 5,6 abala grande parte da Colômbia
A magnitude mede a energia liberada na origem do terremoto. Frequentemente, várias magnitudes ligeiramente diferentes são atribuídas a um mesmo terremoto.
⚠️Mais um! Um terremoto de magnitude 6.2 mb ocorreu no município de Tarauacá, no estado do Acre, perto da fronteira com o Peru, na manhã deste domingo (28/01), às 6h38 (horário de Brasília).
+ pic.twitter.com/of8u3gnspC— Rede Sismográfica Brasileira (@RSBR_Oficial) January 28, 2024