Gados espalhados por todo o Mato Grosso do Sul vêm morrendo de frio desde a última segunda-feira, 12. O motivo, é a queda brusca da temperatura.
Às baixas temperaturas que permanecem em Mato Grosso do Sul, com média de 6°C e 12°C, estão sendo vistas como um obstáculo no campo. Imagens de bois mortos por conta da temperatura, em propriedade rural de Miranda, a 212 quilômetros da Capital, estão circulando na internet.
Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em média 1.071 cabeças de gados morreram de frio em Mato Grosso. O que totalizou em um prejuízo de cerca de R$3 milhões de reais.
Leia mais:
Febre maculosa: Nova morte é confirmada, e mais casos são suspeitos
“É muito gado que morreu, não é caso isolado, é de norte a sul do Estado. Morreu gado fraco e gado gordo. Por baixo morreram umas mil cabeças de gado só em Campo Grande. Do que fiquei sabendo, mais duas mil cabeças na região do Pantanal. Na região de Dourados andam morrendo umas mil cabeças. Tem fazendeiro que perdeu 100 cabeças de uma pancada só”, diz o produtor que preferiu não se identificar e que também teve perdas.
Segundo o site Uol, registros de mortes de bois por conta da temperatura também foram feitos em Campo Grande e em Aquidauana, município na região pantaneira do Estado.
O Sindicato Rural de Nova Andradina confirmou as ocorrências de mortes de animais por conta do frio. Na região Nova Andradina, cerca de mil bois morreram de hipotermia.
A análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que o tempo volta a ficar estável, com exceção da região norte e nordeste que ainda podem registrar muitas nuvens e chuva fraca nesta sexta-feira, 16.