A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária para fevereiro será verde pelo terceiro mês seguido, o que significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz dos consumidores. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31/1). De acordo com a agência, a decisão foi possível graças ao volume de chuvas e às boas condições dos reservatórios.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado em 2015, sinaliza mensalmente a situação da geração de energia no Brasil. Para definir a cor da bandeira vigente, a Aneel considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
Leia mais
Rua é interditada no São Francisco por conta de cratera que se abriu
Funcionário do WhatsApp diz que usuários do APP foram alvos de espionagem
A bandeira verde já estava em vigor em janeiro e, com a nova decisão, o período sem cobrança adicional se estende por três meses consecutivos (dezembro, janeiro e fevereiro).
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
O modelo adotado pela Aneel funciona como um alerta ao consumidor sobre as condições da geração de energia:
Apesar da manutenção da bandeira verde, a Aneel reforçou a importância do consumo consciente de energia. “Mesmo com condições favoráveis, é essencial evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico”, destacou a agência em nota oficial.
(*)Com informações da Agência Brasil