Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 50 aranhas da família Theraphosidae, conhecida popularmente como caranguejeiras, em uma bagagem com brinquedos e roupas infantis que chegou da Bélgica. Um brasileiro, responsável pela carga, foi multado.
A apreensão de combate ao tráfico de animais silvestres, realizada na sexta passada (18/10), foi feita no Centro de Triagem Internacional dos Correios (Ceint), em São Paulo.
De acordo com o Ibama, as caranguejeiras estavam escondidas em meio a brinquedos, roupas infantis, materiais escolares e itens alimentares de um brasileiro que voltava do país europeu. Esse homem foi multado em R$ 12 mil por não ter licença ambiental para a importação dos animais.
Leia mais:
PR: Criança que matou 23 animais em hospital veterinário já tinha cometido maus-tratos antes
VÍDEO: Homem é preso ao tentar entrar na China com mais de 100 cobras escondidas na calça
As aranhas apreendidas foram encaminhadas ao Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantã, onde serão analisadas e, possivelmente, incluídas em projetos de pesquisa científica.
Ainda segundo o Ibama, entre os principais animais traficados ilegalmente no Brasil estão invertebrados, ovos de aves e répteis, pequenos anfíbios e peixes. De janeiro deste ano até agora foram apreendidos, apenas em São Paulo, mais de 8 mil espécimes da fauna silvestre e exótica, além de 40 quilos de bexigas natatórias de peixes e 120 quilos de barbatanas de tubarão.
*Com informações de Metrópoles