Integrantes da banda Sepultura anunciaram o fim das atividades do grupo de metal brasileiro nesta sexta-feira (8/12), em São Paulo.
Iniciada na casa dos irmãos Max e Iggor Cavalera há quase quarenta anos, em Belo Horizonte, o grupo não mencionou nenhum problema entre seus integrantes, apenas falaram sobre fim de ciclo.
A banda anunciou a turnê de despedida que acontecerá no ano que vem e passará por mais de 40 países, em dezoito meses no ano em que comemora quatro décadas de história, a partir de março.
A turnê começa em 1⁰ de março, no Arena Hall, em Belo Horizonte com o show “Celebrating Life Through Death”. Depois, o grupo segue por outras cidades do Brasil e de outros países da América Latina e Europa. Os ingressos começam a ser vendidos na segunda-feira (11/12).
A banda deve lançar ainda um disco gravado ao vivo com 40 faixas, algumas registradas durante a turnê derradeira.
“Estamos no melhor momento da história da banda e saímos de cena de uma forma muito tranquila”, explica o guitarrista Andreas Kisser.
“São ciclos que se fecham e se renovam. Queremos celebrar. Não queria que o Sepultura acabasse com uma briga ou que a gente ficasse velho demais no palco”, continuou.
História
Formada em 1984, em Belo Horizonte, a banda colocou o Brasil no mapa do heavy metal mundial ainda em sua primeira década de atividade, primeiro em turnês realizadas na raça pela Europa (num tempo em que viagens internacionais eram resolvidas por carta e telefonemas, pois não havia internet) e depois ao conquistar a crítica especializada com uma sequência de discos até hoje considerada clássica: Beneath the Remains (1989), Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e Roots (1996).
Nomes influentes do rock mundial como o ex-baterista do Nirvana e atual vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, e o baixista do Red Hot Chilli Peppers, Flea, já declararam publicamente ter a banda brasileira na lista de suas maiores influências.
Leia mais:
VÍDEO: Moradora do Texas encontra um gambá dentro da sua árvore de natal
PF confirma brasileiros envolvidos com o Hezbollah
Datas da turnê de despedida
- 1 de março de 2024 – Belo Horizonte (Arena Hall)
- 2 de março de 2024 – Juiz de Fora
- 09 de março de 2024 – Brasília (Arena Lounge)
- 15 de março de 2024 – Uberlândia
- 21 de março de 2024 – Porto Alegre (Araújo Vianna)
- 22 de março de 2024 – Curitiba (Live)
- 23 de março de 2024 – Florianópolis (Arena Opus)