A meio-campista Ary Borges quebrou barreiras no futebol com apenas 90 minutos de Copa do Mundo para o Brasil. A camisa 17 marcou três gols em sua estreia na competição e se tornou a jogadora mais jovem a marcar um hat trick em uma estreia pela Seleção Brasileira. Esse feito colocou seu nome ao lado de outras grandes jogadoras brasileiras como Sissi, Cristiane e Pretinha, que também realizaram o feito em mundiais anteriores.
Natural de São Luís (Maranhão), Ariadina Alves Borges, se mudou para São Paulo aos 10 anos e começou a carreira por lá, no Centro Olímpico. Em 2017, foi para o Sport. Em 2019, chegou ao São Paulo, onde conquistou o título da Segunda Divisão brasileira. No ano seguinte, deixou o Tricolor Paulista e foi reforçar o Palmeiras.
Com o verdão, Ary Borges se consolidou de vez como uma das principais jogadoras do país. Além de bicampeã paulista, conquistou o título inédito da Copa Libertadores em 2022. Foram 36 gols em 86 jogos com a camisa do Palmeiras.
Veja mais:
Com show de Ary Borges, Brasil goleia Panamá na estreia da Copa do Mundo feminina
Ary Borges se firmou como titular da Seleção Brasileira de Pia Sundhage em 2023, e não deve sair da equipe tão cedo se depender da atuação na estreia. A jogadora disputa a sua primeira Copa do Mundo. Antes, a meio-campista fez sucesso também pela seleção de base, sendo campeã do Sul-Americano Sub-20 de 2018.
Sobre a goleada do Brasil por 4 a 0 sobre o Panamá, nesta segunda-feira, a jogadora destacou:
– É uma honra participar desse seleto grupo de grandes jogadoras da história da seleção brasileira (que fizeram três gols num mesmo jogo). Tenho a chance de jogar com a maior de todas, a Marta. Ela representa muito bem o sonho de cada uma que está aqui. Ela é um exemplo para nós, o quanto a admiramos, vê-la em campo. Mais um dia especial, algo para contar para a minha família pelo resto da minha vida – disse.