A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou que vai encerrar suas operações no Brasil. A decisão foi comunicada neste sábado (17/08), na própria plataforma, gerando grande repercussão entre os usuários.
Segundo a empresa, a medida foi tomada em resposta a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que impôs sanções à responsável pelo escritório da empresa no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de ordens judiciais.
Nos últimos dias, o ministro Moraes emitiu uma série de decisões exigindo que a rede social bloqueasse perfis que publicavam mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades. De acordo com o STF, a empresa não teria cumprido essas determinações, o que levou o ministro a aumentar a multa pelo descumprimento para R$ 1,4 milhão por dia, relacionada a sete contas específicas na plataforma.
Em comunicado oficial, a rede social X afirmou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato”. Além disso, a empresa criticou as ações do ministro, alegando que “suas ações são incompatíveis com um governo democrático”. Apesar do encerramento das operações, o serviço da rede social permanece acessível para os usuários brasileiros, pelo menos por enquanto.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
Leia mais:
Donald Trump volta ao X e participa de live com Elon Musk
Moraes aplica multa de R$ 700 mil contra rede social X, de Elon Musk
Elon Musk, dono do X, se manisfetou sobre Alexandre de Moraes:
“Ele é uma vergonha total para a justiça”, escreveu.
Due to demands by “Justice” @Alexandre in Brazil that would require us to break (in secret) Brazilian, Argentinian, American and international law, 𝕏 has no choice but to close our local operations in Brazil.
He is an utter disgrace to justice. https://t.co/yAvX1TpuRp
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024