
Rede social X encerra operações no Brasil e culpa ministro Alexandre de Moraes
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou que vai encerrar suas operações no Brasil. A decisão foi comunicada neste sábado (17/08), na própria plataforma, gerando grande repercussão entre os usuários.
Segundo a empresa, a medida foi tomada em resposta a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que impôs sanções à responsável pelo escritório da empresa no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de ordens judiciais.
Nos últimos dias, o ministro Moraes emitiu uma série de decisões exigindo que a rede social bloqueasse perfis que publicavam mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades. De acordo com o STF, a empresa não teria cumprido essas determinações, o que levou o ministro a aumentar a multa pelo descumprimento para R$ 1,4 milhão por dia, relacionada a sete contas específicas na plataforma.
Em comunicado oficial, a rede social X afirmou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato”. Além disso, a empresa criticou as ações do ministro, alegando que “suas ações são incompatíveis com um governo democrático”. Apesar do encerramento das operações, o serviço da rede social permanece acessível para os usuários brasileiros, pelo menos por enquanto.
Leia mais:
Donald Trump volta ao X e participa de live com Elon Musk
Moraes aplica multa de R$ 700 mil contra rede social X, de Elon Musk
Elon Musk, dono do X, se manisfetou sobre Alexandre de Moraes:
“Ele é uma vergonha total para a justiça”, escreveu.